Os 7 Niveis da Concentração e Meditação Básicos – Trabalho

Este passo a passo é para todos os que querem se concentrar mais seja no trabalho, casa, escola, e outros, não é ligado a nenhuma religião ou cresça, são metodos que podemos usar no dia a dia e que nos ajudará a viver melhor, pode ou não lhe ajudar, vai depender mais de você, pra mim me ajudou, sou muito ansioso e agitado, espero que lhe ajude, no geral já coloco minha música e trabalho sem problemas, mas sei que tem pessoas que não são assim, espero que possa lhe ajudar a mudar esse panorama se você é assim. Vejamos:

Nivel 1 – Concentração

Primeiramente, fique em uma posição no qual possa relaxar, não  cruze as pernas se estiver sentado.
Procure estar em uma ambiente silêncioso, para facilitar, porém se já estiver eu nivel melhor, os sons não irão lhe afetar tanto.
Feche os olhos e concentre-se na sua respiração, após algum tempo onde conseguiu focar somente em sua respiração, caso tenha problemas faça como eu tenho que fazer as vezes, tire as coisas que estão a lhe preocupar uma por uma, pensa nela e monstre pra você que não é tão importante naquele momento, pois lembre-se se não estiver bem consigo mesmo, não irá trabalhar bem.

Nivel 2 – Abstração
Algumas pessoas como eu sofre com ambientes agitados, esse é um problema que você teria que treinar para lidar, e nesse nivel você irá fazer exatamente isso.
Todos nós temos coisas das quais gostamos muito, seja música, filme, gibis, novelas, dentre outras, isso é um ótimo ponto para começar a abstração, para alguns ajuda quando se pensa que a mente é como se fosse um outro mundo, onde você pode fazer tudo, pode-se imaginar a mente como uma outra sala no qual você define que música ouvir se a porta da sala fica aberta ou fechada, define que podem ou não estar nela, é nessa sala que você sempre vai conseguir trabalhar bem e não ficar perto da agitação do seu trabalho.
Sendo assim, você terá que definir como se abstrair da confusão e distrações de seu ambiente de trabalho, mas depois que consegue passar os niveis anteriores, esse vai ficando cada vez mais prático no seu dia a dia, mas lembre-se de ter o bom senso, pois ficar recitando mantras, pode lhe fazer de ridículo no seu local de trabalho o que pode dificultar ainda mais sua concentração. Em comece já a práticar.

Nivel 3 – Foco
Estando bem relaxado e concentrado somente em sua respiração, pense nas coisas mais importantes que precisa resolver, defina prioridades em sua mente para as atividades que precisam ser feitas, não use papeis, visto que mesmo que seja como e nao tenha uma boa memória, a idéia e organizar sua mente, concentrando-se no que mais importa. Lembre-se de focar 1 à 1, não queria arrumar tudo de uma vez que vai ficar nervoso ou ansioso novamente.

Nivel 4 – Dinheiro é tudo na vida?
Nos niveis anteriores foi focado em trabalho, porém pode também ser aplicado a qualquer outro ambiente, seja casa, escola, faculdade, etc, e assim como os outros niveis também serão assim, mas focarei no trabalho que é um ambiente que faz parte da maioria de nós.
Esse nível quero que reflita sobre o fato da necessidade que temos de dinheiro, vivemos em um país capitalista, que nos traz vantagens e desvantagens, sendo uma das desvantagens o alto nivel de estresse.
Refaça o nivel 1 e comece a pensar sobre a importância do dinheiro em sua vida, você deve tirar suas próprias conclusões, mas questione-se se você precisa realmente ser o mais rico? Você precisa chegar aos 40 anos com problemas de saúde por não saber gerenciar toda essa preocupação com dinheiro? Você quer viver sempre desesperado pra pagar as contas? Você deve elaborar suas perguntas, mas reflita bem sobre você hoje e daqui à 10 anos, veja se o esforço que faz hoje será válido daqui à 10 anos.
Não quero que seja relaxado(a), ou preguiçoso(a), só quero lhe ajudar a ter um equilibrio em sua vida.

Nivel 5 – Equilibrio e Vícios
Algumas pessoas acreditam que tudo no universo é baseado no equilibrio e tal, não posso lhe dizer sobre o universo, mas na sua vida você precisa ter equilibrio.
Você não pode comer demais, não pode correr demais, não pode trabalhar demais, não pode ser preguiçoso(a) demais (e não estou falando daquela preguiçinha matinal quando levantamos, 🙂 estou falando daquela em que deixamos de fazer coisas importantes); O equilibrio das coisas é você quem define;
Refaça o nivel 1 e reflita se tudo que tens feito tem sido com equilibrio. Você realmente vai saber o que está exagerado ou faltando. Um coisa que geralmente está faltando é falta de atividade física, no qual temos ótimos momentos para Meditar, seja numa caminhada, Spinning, andar de bicicleta, etc, ouvindo ou não música, é a melhor chance para organizar sua vida e principalmente seus conceitos.
Sobre vícios, lembre-se que seja qual for seu vício, tudo em excesso faz mal cedo ou tarde lhe trará problemas, então por mais que você goste muito tudo tem hora, e você pode fazer isso em outros momentos e horários, e claro que não o tempo todo.

Nivel 6 – Conceitos
Você e somente você pensa exatamente como você, outras pessoas podem ter uma ou outra coisas que é como você, é e sempre foi assim, não somos robôs, onde todos são iguais ou somos feitos por lotes, que são todos iguais por grupos. Você precisa analisar as coisas que você fala, faz e pensa, você pode até ter seus conceitos, mas lembre-se as pessoas não são obrigadas a pensar como você, então não imponha suas idéias como verdadeiras, se questione, medite sobre isso. Você pode estar se tornando ou até mesmo ser uma pessoa chata, por causa dos seus conceitos expressos de forma incorreta.
Assim como você não precisa aceitar tudo que lhe falam, você precisa analisar o que te falam e processar para criar ou adaptar para os seus conceitos. Por isso somos seres racionais, isso nós faz diferente de toda criatura na face da Terra, eu acredito Deus nos fez racionais para ser assim, questionar e analisar para evoluir.

Nivel 7 – Penso, logo existo!
Esse é o mais dificil, nessse nivel você já consegue se concentrar com toda a agitação, confusão, brigas, gritarias, e por ai vai, aqui você já consegue se analisar, e até se organizar, porém precisa relacionar tudo em sua vida.
O sétimo nivel é práticamente um resumo de tudo que poderia ter em vários outros niveis, aqui você irá relacionar tudo em sua vida, usando todos os niveis anteriores, você e somente você pode definir o que pode ou não ser feito em sua vida. Você deve questionar e analisar a si próprio quanto a todos os valores que possui, você não pode esquecer de incluir, Deus, religião, fé, parentes, amigos, sexo, trabalho, escola, futuro, rir, chorar, coisas que gosta de fazer e por ai vai. Como exemplo eu, que sou Cristão, onde creio na morte de Cristo na cruz, e que fez segundo sua graça, essas coisas devo eu analisar também em minha vida, não podemos viver de forma cega, onde fala-se “É isso e pronto”, só vou aprender mais e viver mais se questionar. Reflita sobre tudo, nunca esquecendo de relacionar tudo.

Espero que isso lhe ajude, se não gostou me diga o que foi para que eu reflita sobre, afinal não sei de todas as coisas, só expus o que me ajudou a ser concentrado como sou hoje.

Perdoe meus erros de português, não tive como analisar tudo(aff vida corrida).

Abraços