Novo Twitter Bootstrap 3 RC2

Para quem está sempre lendo sobre novas ferramentas já deve ter visto que recentemente o Twitter Bootstrap lançou uma nova versão que é a 3, porém ainda se encontra em Release Candidate, que significa que ainda é um beta. Porém eles fizeram mudanças drásticas comparado a versão 2, abaixo irei dar uma visão geral sobre.

Grids

Agora quem quiser trabalhar com o novo sistema de grids do BS3(Bootstrap 3) terá que se adaptar aos novos nomes, para quem já usa a versão 2, talvez não sofre tanto, porém acredito que a entrada de novos usuários do framework na versão 3 provavelmente irá cair, pois os nomes não são mais tão simples como span12, span3 agora terão que se acostumar com “.col-xs“, “.col-sm-“,  “.col-md-“, “.col-lg-” que apesar de proporcionar uma idéia legal não é simples e rápido quando se vem dos sistemas de grid padrão como o grid960. Aliás se for usar o offset ai que fica mais chato ainda.

Cores

Fizeram grandes mudanças nas cores, o azul continua sendo azul, porém agora de forma mais suave, o que pode ser muito bom para alguns projetos, pois não tem mais aquele background em degrade marcante, o que apesar disso eu prefiro o background com o degrade pois da um ar mais animado, porém o novo modelo de cores ficou bom, para mim parece algo similar ao que a Microsoft fez do Windows 7 para Windows 8, tirando muitos degrades excessivos e deixando tudo num tom mais suave e simples.

Breadcrumbs

Nossa esse eu tópico é muito especifico eu gostei tanto que merece, algo que achava ricidulo na versão 2 era ter que colocar a barra visto que o próprio css poderia fazer isso pra mim com o :last ou :first, poxa eles perceberam isso e colocaram esse detalhe na versão 3 e isso é um ganho de produtividade legal, pois não precisa ler seu código PHP(pra quem usa isso claro, rsrsrs), agora é só colocar os itens que automáticamente será gerado. 😀 (amei)

Glyphicons/Icones

Sabe aquele lance de ter que usar o FontAwesome(http://in9.us/d8d04) para adicionar icones ao seu projeto? Bom na nova versão do Bootstrap isso acaba, pois agora eles tem até uma sessão sobre para isso e usa a mesma metodologia do FontAwesome isso é muito bom pois abre uma gama de icones para usarmos sem ficar limitado aos que eram oferecido pela versão 2. 😀

Conclusão

Aqui coloquei os icones que achei mais marcantes de se falar, porém alguns acabar te dando uma má impressão sobre a nova versão contudo tire suas próprias conclusões, caso goste somente de alguns itens da nova versão do bootstrap, crie seu próprio fork do projeto e adicione os itens que gostou afinal eles usam LESS e mudar o que desejar é fácil, e divertidamente mais rápido. Caso não queira criar um fork, pegue os arquivos LESS de ambos e adicione somente o que gostou do BS3, rsrsrs.

Sugiro ver outro post sobre o tema, achei enquanto procurava algo sobre na web, é do Daily Dev Tips(por Fabricio Matté), dá uma visitada, http://in9.us/35037 . Além do Daily Dev Tips tem também vários post feitos no Bass Jobsen(em inglês) – http://in9.us/bff6e** **, mas vale a leitura dos posts pois dá dicas de como pegar somente o que deseja e adaptar um versão no seu estilo.

Twitter Bootstrap 3 RC2 – http://getbootstrap.com
Twitter Bootstrap 2 – http://getbootstrap.com/2.3.2/

Abraços, pessoal.