Quando usar o “?>” no php?

PHP - Logo

Você já deve ter visto arquivos php que começam com a tag conhecida <?php porém quando vai ao final do mesmo não encontra a tag de fechamento. É algo muito visto em frameworks php que preferem não usar, porém tem uma lógica nisso. Você sabe o motivo disso?

Então é algo muito simples, sabemos que o php processa tudo que há entre as tags, “” porém muitos não sabem que a tag de fechamento é opcional quando o arquivo tem somente código php. Isso é muito bom pois vamos supor que você tenha fechado o arquivo com a tag de fechamento do php  porém acidentalmente você colocou um espaço após finalizar “?>”, esse espaço será enviado para o navegador e se aquele arquivo não poderia enviar conteúdo e você só queria enviar num outro arquivo que você fez include, ai vai ter problemas principalmente se estiver tentando alterar o header enviado para o navegador ocasionando naquele erro clássico:

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /some/file.php:12) in /some/file.php on line 23

onde você poderia somente ter tido cuidado com o fechamento de tags do php, e para evitar tais erros faça dessa forma não use a tag claro que vai ter que arquivos que não usar vai lhe trazer problemas como por exemplo arquivo de temas como vemos no wordpress que queremos pegar o header “**” obviamente se tentar colocar um outro código ou texto que não seja do php vai dar erro sem o fechamento da tag.

Espero que tenha te ajudado a entender melhor alguns erros que já lhe ocorreram e te ajude a programar melhor e com mais produtividade.

Abraços 🙂