Dicas de marketing digital

businesswoman and plan business strategy

Você que tem um blog ou site que divulga a si próprio deve estar por dentro de algumas dicas boas para que você fique bem público na internet. Apesar de muitos acharem que é só criar um site, blog ou portal e pronto, isso não o bastante, pois existem muitos sites no mundo que você nunca ouviu falar, talvez nunca ouvirá, porém ele existe, e não se divulga e acaba sendo somente mais um nesse mundo digital que muda a cada segundo.

Apesar de eu tentar abranger o máximo que possível o seu tipo de negócio, lembre-se que pode ser, um blog, site, empresa, sua própria imagem, lembrando que eu mesmo sou analista de sistemas e me preocupo com a imagem que tenho na internet, não sou minha empresa [in9]web (in9web.com) que é uma outra imagem que tenho que passar então pense bem nessas dicas. Seguem abaixo algumas dicas que podem te ajudar a sair do lugar.

Informe-se e estude
Para os empreendedores que não têm uma formação em administração ou uma boa base em conceitos de marketing, os livros podem ser uma saída. Existe uma extensa bibliografia sobre o assunto da qual os pequenos empresários podem tirar proveito. Para começar, busque um autor consagrado, como Philip Kotler e seu livro Administração de Marketing. Se o foco for serviços, a dica é ler Marketing de serviços: pessoas, tecnologia e resultados, de Lovelock e Wirtz.

Medo de Redes Sociais

Invista nas redes sociais
Se sua pessoa ou negócio ainda não tem uma página na internet ou perfis nas principais redes sociais é hora de tomar uma atitude. Cada vez mais as pessoas compram e discutem marcas, produtos e serviços pela rede e os negócios que ficarem de fora desse movimento vão perder novos visitantes e consumidores de seu conteúdo. Além disso, através das redes sociais é possível ouvi-los, encontrar pontos a melhorar e fazer mudanças no negócio de acordo com a necessidade sem investir tempo e/ou dinheiro em coisas que não querem ver.

Construa uma imagem forte
Mesmo que não se torne conhecido do público geral, é importante para um pequeno negócio consolidar a identidade em seu mercado potencial. Para isso, funcionários, colaboradores e demais precisam ter clareza sobre a imagem do seu negócio, já que são eles quem ajudam a divulgá-la. Ter uma posição clara no mercado e construir uma identidade visual padronizada – abrangendo de cartão de visitas a folhetos promocionais – é fundamental.

Avalie o retorno do marketing
Algumas métricas de marketing exigem pesquisas e relatórios elaborados. Outras, porém, podem ser percebidas rapidamente no andamento do negócio. Antes de uma ação, investigue quem é o seu público e qual o efeito esperado. Tenha uma planilha organizada que compare o objetivo da nova estratégia com o resultado conseguido. Compare também os números do período anterior para calcular o impacto do esforço feito para divulgar a marca.

Plano de Marketing

Faça um plano de marketing
O planejamento de marketing é tão importante quanto o plano de negócios e o tributário. O primeiro passo é analisar os fatores externos e internos que podem influenciar o desempenho do negócio. Entenda como funciona o comportamento de compra do cliente e conheça bem os outros players no mercado. Isso ajuda a definir o posicionamento da empresa e traçar as estratégias, os objetivos e as metas de marketing. Todo plano de marketing deve ter um cronograma que indique um responsável para cada ação.

 

Espero ter lhe ajudado.

vlw.