A importância do Hello World!

Hello World (ou em português Olá Mundo) é muito usado na programação quando estamos aprendendo uma nova linguagem de programação, assim foi comigo quando aprendi PHP, Javascript, (X)HTML e quando estudei JAVA, Ruby, C/C++(amo demais), Shell Script, Visual Basic 6(misericórdia, mas já estou curado disso(rs)), e dentras outras linguagens.

Algunas podem achar estranho o título eu também achei (rs, mas essa é uma das idéias quem me vem e tento aproveitar), mesmo assim é importante pensar no ínicio da aprendizagem, pois quando comecei lembro que já queria logo ver a linguagem(ou minha criação) funcionando é ai que entra o “Hello World”, pois ele te mostrará algo em funcionamento antes de você ter noção do que aquela linguagem está fazendo, porém depois do “Hello World” e a felicidade em ver o funcionando gera motivação por continuar é ai que você começa a conhecer os conceitos básicos da linguagem.
Podemos dizer então que o “Hello World” é um grande motivador para aprendermos uma nova linguagem de programação. Mesmo assim é de extrema importancia avaliar as outras caracteristicas da linguagem.
Até nisso o “Hello World” irá nos ajudar a entender como pode ser isso, pois poderemos estar sabendo qual o tipo de linguagem?(interpretada ou compilada), quanto tempo leva para processar algo simples como o “hello world”?(tempo em milisegundos, assim como o tempo de debugger), qual o foco? se serve realmente para suas necessidades e objetivo? e por ai vai.
Então fica a dica para quem quer começar em uma nova linguagem de programação é escolher uma linguagem que seja Web(exemplos PHP, Ruby(Ruby on Rails), Java para Web, Python), pois tem-se visto o mundo migrar para web(internet), porém linguagens Desktop(tipo C/C++) nunca irão acabar, contudo os trabalhos serão mais escassos.

Para quem quiser saber como é o “Hello World” nas principais linguagens confira o link:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Programa_Ol%C3%A1_Mundo

Fiquem com Deus e até a próxima.