Dicas para seu site, blog, loja virtual e outros – SEO

O foco deste blog é ajudar à todos que eu puder, com meus poucos conhecimentos, assim como aprender e com isso vou falar sobre SEO que é principalmente como os blogs de hoje em dia podem melhorar suas visitas e tudo o mais. Então veja abaixo algumas dicas de como melhorar isso em seu blog.

Primeiramente o que é SEO?

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization que em português seria algo como “Otimização para os Sistemas/Ferramentas de Busca”, essas ferramentas são sites como Google, Yahoo Search, Bing(Microsoft), dentre outros.

Lembrando primeiro que SEO pode ser usando para sites ou qualquer conteúdo online, não sendo limitado somente à um blog.

Você precisa entender que existem várias regras para que a ferramenta de busca encontre seu blog/site e veremos algumas delas abaixo.

Caso use o WordPress você pode está fazendo algumas coisas que vão ajudar e muito, porém você não pode se limitar à isso, mas veja como fazer no WordPress:

– Links permamentes – acesse Configurações -> Links Permanentes e escolha algo como ‘dia e nome’ ou ‘mes e nome'[em inglês Settings -> Permalinks e mude para ‘Day and name’ ou ‘Month and name’] essa configuração é importante pois as ferramentas de busca, procuram as palavras na url também, sendo assim é bom que você tenha o titulo do post na url;
All in One SEO Pack – sugiro usar o plugin ‘All in One SEO Pack’, pois ele possui várias utilidades para SEO que irão ajudar e muito no seu blog, caso tenha duvida em quais opções escolher das diversas escolhas as opções padrões;
Google XML Sitemaps – essa é uma ótima pedida, que é instalar o plugin ‘Google XML Sitemaps’ ele gera um arquivo chamado sitemap.xml, que é onde os sistemas de busca procuram pelo conteúdo de site para agilizar a busca, esse arquivo é gerado pelo Google, mas ficará salvo em seu servidor na pasta que se encontra o Blog;
Yet Another Related Posts Plugin – essa é uma dica mais fraca, porém válida que é instalar o plugin ‘Yet Another Related Posts Plugin’ que irá gerar os posts relacionados com aquele que você está lendo no momento, isso ajuda pois quando a ferramenta de busca procurar por um conteúdo irá achar ainda mais link para conteúdos o que irá divulgar mais a si mesmo.

Essas são as principais coisas que você pode estar fazendo no seu blog usando o WordPress que irão ajudar muito.

Outras dicas que abaixo:

Sendo um site, blog, loja virtual ou que for, você pode estar criando uma relação ainda maior com seus visitantes/usuários, como seria isso?

Você precisa divulgar seu site comentando em outros sites relacionados ao seu e sempre que possível disponibilizar um link/url para o seu, mas não exagere nisso, senão passa uma impressão que você só quer fazer comercial e dai diminui a idéia de interação com o usuário/visitante.

Para estar criando essa relação/interação, você pode também estar divulgando usando o twitter, pois os sistemas de busca como o Google, já estão buscando em conteúdos dentro dos twits, eu mesmo não uso isso no meu twitter(@wallacesilva09) mas é uma pedida muito boa principalmente para que quer fazer marketing online.

Outra coisa que sugiro fazer é você adicionar a URL de seu site, blog, loja e outros em cada ferramenta de busca para acelerar a indexação de seu conteúdo, pois ferramentas de busca como o Google procuram por conteúdos novos de tempos em tempos, porém há ferramentas que não o fazem sendo assim segue um lista de sites que você pode estar adicionando seu site:

Outra dica muito importante é a atualização constante de seu conteúdo, pois quanto mais atualiza, mais seu site recebe visitas e também cresce no ranking do Google, que talvez eu fale num post futuro.

Esse post pode parecer bom ou não para você, de toda forma sugiro que procurei mais coisas que você pode está fazendo por seu site, blog, loja virtual ou demais conteúdos ou você pode entrar em contato com a Agência Facilite Web para a qual eu trabalho e que possui planos para divulgação mensal ou única de seu conteúdo ou pode estar entrando em contato comigo diretamente pela página de contato, onde estarei lhe dando dicas do que fazer.

Eu sei que existem muito mais coisas e espero sinceramente que esse post tenha ajudado, qualquer erro meu comente abaixo.

Abraços